Precisa de uma nova via da fatura do IPTU Belo Horizonte? Veja o passo a passo abaixo e fique em dia com suas contas
Estar em dia com o pagamento das contas é o objetivo de muitos brasileiros. Contudo, não é incomum que mesmo as pessoas mais organizadas se esqueçam de pagar as faturas na data correta, o que pode trazer alguns problemas e transtornos, como a cobrança de multas, taxas e juros.
Por isso, se você mora ou deseja se mudar para a capital mineira, precisa aprender a emitir a segunda via do IPTU Belo Horizonte.
O que é o IPTU Belo Horizonte?
O IPTU Belo Horizonte (Imposto Predial e Territorial Urbano), como o próprio nome sugere, designa o imposto voltado a propriedades com construção no meio urbano na capital mineira. Isso significa que o IPTU Belo Horizonte é cobrado de todos os proprietários - pessoa física ou jurídica - de casas, prédios ou estabelecimentos comerciais na cidade.
Como consultar o IPTU Belo Horizonte?
O valor do IPTU Belo Horizonte é calculado de acordo com as características do imóvel, como localização e metragem. Os critérios são estabelecidos pela Prefeitura da capital de acordo com o Código Tributário Municipal.
Para não se surpreender com o valor do IPTU Belo Horizonte, você pode realizar uma consulta na internet:
- Clique aqui para acessar o site da Prefeitura.
- Na barra superior, na opção ‘Acesso Rápido’, selecione o botão ‘Guias de IPTU 2020’.
- Na aba seguinte, digite o Índice Cadastral - que consiste na identificação do imóvel para a Prefeitura de Belo Horizonte - ou insira o CPF ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) do titular ou, ainda, o CEP do imóvel.
- Insira os caracteres que aparecem na imagem.
- Clique em ‘Executar pesquisa’. Pronto! Você já pode verificar o valor do IPTU Belo Horizonte.
Como emitir a segunda via da fatura do IPTU Belo Horizonte?
O IPTU Belo Horizonte costuma ser cobrado por meio de faturas e carnês físicos, que são enviados pelos Correios. Contudo, é possível que o cliente não tenha recebido ou tenha perdido a conta e, por isso, precisa saber como emitir a segunda via. Veja o passo a passo:
- Clique aqui para acessar o site da Prefeitura de Belo Horizonte.
- Na barra superior, na opção ‘Acesso Rápido’, selecione o botão ‘Guias de IPTU 2020’.
- Na página seguinte, digite o Índice Cadastral ou insira o CPF ou o CPNJ do titular da conta ou, ainda, o CEP do imóvel.
- Insira os caracteres que aparecem na imagem.
- Clique em ‘Executar pesquisa’. Pronto! Agora você já pode emitir a segunda via da fatura do IPTU Belo Horizonte.
Esse artigo foi útil para você? Deixe sua opinião na caixa de comentários abaixo. E não se esqueça de conferir os demais conteúdos da Central de Ajuda da Arbo, que podem te auxiliar em diversas questões do cotidiano.
Conheça, também, o Blog da Arbo, que traz informações e curiosidades sobre as principais cidades do Brasil, como São Paulo, Curitiba, Balneário Camboriú e Campinas. E se você está procurando por imóveis para comprar ou para alugar, visite o Portal da Arbo.
Leia também:
Segunda via Cemig: como emitir?
Como solicitar a troca de titularidade Cemig?
Quais são os canais de atendimento Cemig?
Tenho uma imobiliária em Belo Horizonte, posso ser parceira Arbo?