Atualmente, muitas pessoas enfrentam uma rotina diária um tanto conturbada. Por isso, não conseguem dar a devida atenção a problemas comuns de manutenção do imóvel, como infiltrações e incoerências elétricas.
Nesse contexto, é comum que o vaso sanitário apresente alguns problemas característicos, como vazamento e disparo da descarga. Como a rotina é um fator que impossibilita que grande parte da população esteja em casa durante o horário comercial, muitas pessoas não conseguem contratar um encanador para resolver a situação.
Desse modo, é preciso encontrar um tempinho durante o final de semana para tentar solucionar o problema por conta própria. Mas como?
Tipos de descarga
De maneira geral, as descargas podem ser divididas em dois tipos: as de parede e as que possuem a caixa. Os problemas mais comuns variam de acordo com cada tipo. Veja:
Válvulas de parede
As válvulas de descarga são instaladas diretamente na parede e, com o passar do tempo, algumas peças podem passar por um processo natural de desgaste. Com isso, o morador precisa estar atento às manutenções, que podem ser simples ou complexas. No primeiro caso, a técnica do “faça você mesmo” pode ser suficiente. Já no segundo, o mais indicado é procurar um especialista para resolver a situação.
As válvulas de parede, ao contrário das descargas que possuem caixa, costumam apresentar os seguintes problemas:
- Disparo da válvula;
- Vazamento ao pressionar a válvula;
- Vazamento contínuo da válvula (que ocorre mesmo sem pressioná-la);
- Vazamento contínuo no interior do vaso sanitário.
Os itens mencionados acima são classificados como simples e, por isso, você pode tentar solucioná-los sozinho. Na maioria das vezes, as soluções desses problemas estão ligadas a:
- Troca dos elementos de vedação;
- Troca do reparo da válvula (peça responsável pela saída de água no interior do vaso sanitário);
- Regulagem da descarga.
Descargas com ‘caixa’
As descargas com caixa, ao contrário das válvulas, não são instaladas na parede, já que possuem um mecanismo que as envolve. De maneira geral, a descarga é acionada por um botão que fica no exterior dessa ‘caixa’.
Assim como nas válvulas, as descargas com ‘caixa’ apresentam desgastes de algumas peças e de alguns mecanismos. A boa notícia é que os reparos são simples e as peças podem ser substituídas pelo próprio morador do imóvel sem maiores dificuldades.
No caso das descargas com ‘caixa’, os problemas mais comuns são:
- Pouco ou muito fluxo de água no interior do vaso sanitário;
- Vazamento no cano que liga o vaso sanitário às instalações hidráulicas do cômodo;
- Mau funcionamento da descarga;
- Descarga sem funcionamento.
Na maioria das vezes, esses problemas são de fácil solução, tais como:
- Regulagem do kit da caixa acoplada;
- Regulagem do mecanismo da caixa acoplada;
- Troca do kit da caixa acoplada;
- Troca do mecanismo da caixa acoplada.
Se você tiver dificuldades em resolver os problemas citados acima - tanto das válvulas quanto das descargas com ‘caixa’ - , é possível, ainda, pedir ajuda ao zelador do condomínio. Caso o problema seja complexo, a ação mais indicada é entrar em contato com um profissional especializado.
Esse artigo foi útil para você? Conte-nos sua opinião na caixa de comentários abaixo. Não deixe de conferir os outros conteúdos da Central de Ajuda da Arbo.
Além disso, confira o Blog da Arbo, que, a cada semana, traz novas informações sobre as principais cidades do Brasil. Visite, ainda, o Portal da Arbo, que reúne milhares de imóveis disponíveis para compra e para locação.