Existem diversas formas de garantir o pagamento para o proprietário. Uma delas é o seguro fiança. Confira essa opção de garantia!
A modalidade de seguro fiança vem ganhando mais espaço no ramo imobiliário, pois vale como garantia e segurança tanto para o proprietário quanto para o inquilino.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo este post sobre o seguro fiança e entenda se essa é a melhor opção para você alugar o seu imóvel.
Seguro fiança - o que é e como funciona?
De forma resumida, o seguro fiança é uma opção de garantia de segurança para o proprietário ao alugar um imóvel. Sendo assim, o seguro fiança substitui outras formas de garantia que já existem, como o caução ou por meio de um fiador.
A vigência de cada seguro fiança vai depender do contrato. O seguro fiança é semelhante a outros tipos de seguros, como o de veículos ou de residências.
Nesse caso, mesmo sendo o inquilino que irá contratar o seguro, é o proprietário do imóvel que fica como segurado, ou seja, ele que receberá a indenização correspondente à apólice.
Quanto custa um seguro fiança?
A cobertura para o seguro fiança está relacionada ao valor do aluguel e às taxas do imóvel, como por exemplo ao IPTU, ao condomínio, entre outras, por isso, é variável de acordo com cada caso e contrato.
Também é possível adicionar à apólice outras contas como de água, impostos, taxas jurídicas, entre outras.
Por que você deve fazer um seguro fiança?
Atualmente, o número de imóveis para locação tem crescido, e muitas vezes, o futuro inquilino não possui alguém de confiança para ser o seu fiador. O caução também é uma outra modalidade de garantia, mas que depende de um valor alto a ser pago no momento da assinatura do contrato, e por isso nem sempre é possível o locatário pagar de uma só vez.
Dessa forma, o seguro fiança é uma alternativa para que seja acessível e justa para ambas as partes, pois normalmente é um valor mais baixo e que pode ser parcelado.
Você já conhecia essa modalidade do ramo imobiliário? Deu para ver que o seguro fiança pode ser uma boa alternativa para você que está procurando um imóvel e não possui fiador ou não quer investir com um caução no primeiro momento, né?!
Na Central de Ajuda da Arbo você encontra muitos outros posts sobre o ramo imobiliário que podem tirar todas as suas dúvidas. Saiba, por exemplo, como rescindir um contrato de compra e o que é matrícula do imóvel.
Visite, também, o Blog da Arbo, que traz informações sobre as principais cidades do Brasil, além de dicas de decoração, de mudança e muito mais. Por fim, acesse o Portal da Arbo, que reúne milhares de imóveis disponíveis para compra e para locação.