A segunda via do IPTU pode ser emitida em casos de não recebimento, extravio ou perda da notificação de pagamento e/ou do boleto
Mesmo diante de muita organização e planejamento, é comum que alguns brasileiros enfrentem problemas com o pagamento do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano), como atrasos, perda do boleto e outros.
O que é IPTU?
O IPTU é o imposto voltado para propriedades de construção do meio urbano. Por isso, é um tributo cobrado anualmente de todos os proprietários de casas, apartamentos e estabelecimentos comerciais.
No caso de terrenos - em que não há construção -, o proprietário deve pagar o IPTU (Imposto Territorial Urbano). Já imóveis fora do perímetro urbano passam pela incidência do ITR (Imposto Territorial Rural).
Como o valor do IPTU é calculado?
O IPTU é calculado de acordo com o valor venal de um imóvel, que pode ser definido como o valor que o Poder Público estabelece para a propriedade. A tarifa pode ser reajustada anualmente, o que depende de cada município.
Quando posso emitir a segunda via do IPTU?
Moradores da cidade de São Paulo podem emitir a segunda via do IPTU em casos de não recebimento, extravio ou perda da notificação de lançamento do tributo ou do boleto de pagamento.
Como emitir a segunda via do IPTU?
Em caso de atrasos ou de perda de boletos, é preciso emitir a segunda via do IPTU. Se você mora em São Paulo e precisa de ajuda nessa tarefa, veja:
- Para emitir a segunda via do IPTU anterior a 2012;
- Para emitir a segunda via do IPTU de 2012 em diante;
Após acessar a área correspondente à data desejada, você deverá informar o número de cadastro do imóvel - também chamado de SQL e número do contribuinte -, o exercício e o número da prestação a ser emitida.
No caso de notificações de lançamento, você precisa informar a senha web do solicitante, o número de cadastro do imóvel e o exercício da notificação a ser emitida.
Agora que você já sabe como emitir a segunda via do IPTU em São Paulo, confira os outros conteúdos da Central de Ajuda da Arbo. Não se esqueça de deixar seu comentário na caixa abaixo.
Conheça, também, o Blog da Arbo, que reúne informações sobre grandes cidades do Brasil, como São Paulo, Osasco e Curitiba. Visite, ainda, o Portal da Arbo, que reúne milhares de imóveis disponíveis para compra e para locação.
Leia também:
Quem é o responsável pelo pagamento do IPTU?