Entenda o que é e como funciona a taxa de corretagem
Por que existe a taxa de corretagem?
A taxa de corretagem é a remuneração do profissional que faz a intermediação entre a pessoa que quer alugar um imóvel e a pessoa que está oferecendo o imóvel para o aluguel.
Esse serviço é muito necessário para deixar as negociações mais fáceis para todas as partes envolvidas na locação ou na compra de um imóvel.
Assim, sempre que um serviço é prestado por um profissional regularizado e inscrito no Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI, a taxa de corretagem é aplicada. Essa taxa também é conhecida como comissão.
Quem paga a taxa de corretagem?
Quem deve pagar a taxa de corretagem é a pessoa que está alugando ou vendendo o imóvel.
Quando estamos falando de venda de imóvel, normalmente a taxa de corretagem é uma porcentagem do valor total da compra. Essa tarifa varia de acordo com cada imobiliária ou profissional.
Já na locação, em geral a taxa de corretagem é o valor de uma mensalidade do aluguel, muitas vezes o primeiro aluguel pago pelo inquilino (aquele(a) que aluga).
E na Arbo, como funciona a taxa de corretagem?
A Arbo tem como missão levar até você o novo mercado imobiliário, de forma simples, prática e online. Temos uma equipe de corretores especializada à sua disposição, pronta para te ajudar na hora de alugar ou de comprar seu novo imóvel. Além disso, trabalhamos com os nossos parceiros – imobiliárias, corretores e incorporadoras – que estão espalhados por todo o Brasil.
A taxa de corretagem, além de ser a remuneração dos nossos parceiros, é o valor destinado para fazer tudo isso acontecer.
Para conhecer os nossos parceiros e verificar a regularidade e a inscrição de cada um no Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI, clique aqui. Além disso, no site da Arbo você encontra nosso blog, cheio de conteúdos valiosos sobre os lugares em que Arbo atua, e também a nossa Central de Ajuda, com várias dicas e respostas para perguntas como essa que acabamos de te responder.