Se você planeja comprar imóvel ainda este ano, confira se agora é uma boa oportunidade!
O ano de 2020 está sendo de grandes mudanças para todos nós. Muitos planos foram adiados ou cancelados e diversos setores foram afetados. Mas o setor de imóveis parece que levou vantagem em meio à pandemia. Se você tinha planos de comprar imóvel este ano, pode ter percebido como o cenário melhorou.
Com a queda dos juros, o baixo custo do crédito imobiliário, com taxa média de 7,8% ao ano levou muitas pessoas a procurarem casas e apartamentos para se adaptar à nova realidade da pandemia. Isso também alavancou o setor da construção civil e melhorou o otimismo em relação à economia nacional.
Quais as vantagens de comprar imóvel
Além da queda nas taxas de financiamento e crédito oferecidas pelos bancos, muitas pessoas passaram a se preocupar com a situação social do “novo normal”. Ou seja, muitas pessoas buscaram comprar imóvel que permita ficar mais tempo em casa, mais qualidade de vida, e também menos deslocamentos.
A procura por proximidade do local de trabalho e acesso fácil a comércio e serviços foram alguns dos critérios dos compradores. Outras características que as pessoas estão buscando ao comprar imóvel é optar por residências maiores, com cozinha ampla e alguma área externa como varanda ou sacada com vista.
Quais as desvantagens de comprar imóvel
A crise do coronavírus, a instabilidade financeira devido à crise e a incerteza política são os maiores motivos que podem levar a insegurança para comprar imóvel neste momento.
O que levar em conta antes de comprar imóvel
Um dos principais pontos a levar em conta antes de comprar imóvel é considerar o comprometimento de parte da renda que será investida no patrimônio. Como a economia está bem afetada por causa da crise, muitas profissões e cargos estão em momento de instabilidade, sendo um período delicado para abrir mão de uma reserva financeira, por exemplo.
Outra questão a se considerar para comprar imóvel é se você já possui um financiamento vigente. Por exemplo, se você sofre um corte salarial, como irá continuar a pagar as parcelas? A inadimplência pode pesar na hora do banco cobrar os juros, o que pode gerar uma bola de neve.
Por isso, se você quer aproveitar as taxas mais baixas e comprar imóvel, considere sua capacidade pagadora e avalie o custo de oportunidade sobre as propriedades, considerando a sua possível rentabilidade.
O que achou deste conteúdo? Acesse a Central de Ajuda da Arbo e veja conteúdos que podem ajudar você no seu dia a dia. Por aqui damos dicas especiais que vão facilitar a sua vida!
Além disso, visite, também, o Blog da Arbo e tenha acesso a muitas informações sobre diversas cidades do Brasil para morar e para conhecer!