Saiba o que é e quando ela pode ser cobrada em casos de quebra de contrato
Quando um contrato de serviços é firmado, algumas regras e condições são estabelecidas. É preciso estar atento a cada uma delas para evitar imprevistos, inclusive financeiros. Uma das maiores dúvidas das pessoas que alugam um imóvel é em relação à multa na rescisão.
Multa na rescisão? Como assim?
Em primeiro lugar é preciso explicar o que é essa multa na rescisão. Por diversos motivos algumas pessoas precisam rescindir um contrato. Antes de tomar essa decisão, contudo, você deve estar atento à cláusula de rescisão, já que algumas vezes é cobrada uma multa. Mas, você sabe quando ela é aplicada?
Quando a multa de rescisão é aplicada?
É importante saber que existem dois tipos de contrato de locação: por tempo determinado e por tempo indeterminado. Em um contrato por tempo determinado a multa na rescisão é aplicada quando a quebra do contrato é solicitado antes desse prazo terminar.
Quando cumprido o prazo, é solicitado também que se cumpra um aviso prévio de 30 dias. em caso de descumprimento, a multa de rescisão também poderá ser aplicada. O valor da multa de rescisão, geralmente corresponde a três meses de aluguel, mas isso pode variar, dependendo da empresa que presta o serviço de locação.
Multa de rescisão x impedimento de rescisão
Vale destacar que existe uma diferença entre multa de rescisão e impedimento de rescisão. O impedimento é proibido, de acordo com o código civil. Afinal de contas, ninguém é obrigado a permanecer em um contrato que não esteja lhe agradando. Portanto, todo contrato de prestação de serviços deve conter a opção de rescisão.
E aí, o que achou deste conteúdo? Aqui na Central de Ajuda da Arbo você encontra muitas outras dicas para facilitar sua vida. Não esqueça também de conferir os artigos que semanalmente são publicados em nosso Blog da Arbo, lá você vai encontrar informações essenciais das principais cidades do Brasil.