Entenda o que é estorno e como funciona em cada situação
O termo estorno é muito utilizado atualmente com os meios de pagamento eletrônico como por cartão de crédito ou débito, transferência, boleto, etc. Se você já ouviu essa palavra e não soube exatamente o que significa, confira neste artigo o que é estorno.
O que é estorno?
Entenda de uma vez por todas o que é estorno: é o retorno de fundos (dinheiro) ao consumidor, muitas vezes devido a um erro indevido da instituição que realizou o débito, no caso o estabelecimento. Pode acontecer também por meio de erro da instituição financeira (como o banco).
Também pode ser denominado estorno quando uma pessoa devolve um dinheiro que caiu em sua conta por engano e que não é dela.
O que é estorno de cartão de crédito?
Vamos dar um exemplo para simplificar: se você faz uma compra com o cartão de crédito na loja e o valor cobrado foi errado e você se deu conta somente depois de digitar a senha, a própria loja pode solicitar o estorno no seu cartão de crédito. Porém pode demorar de duas a três faturas para que o valor do crédito seja debitado e você receba o valor de volta.
Se ocorrer de após uma compra com o cartão de crédito o valor for debitado duas vezes, você deve entrar em contato com a operadora do cartão e solicitar o estorno. Normalmente é um processo sem burocracias, visto que o valor se repete no mesmo horário e entende-se que foi algum erro da maquininha de cartão.
O que é estorno de cheque?
Apesar do uso de cheques ter diminuído nos últimos anos, ainda há algumas pessoas que utilizam essa forma de pagamento.
Se você realizou um pagamento por meio de cheque e precisa fazer o estorno desse valor, você deve entrar em contato com o seu banco e realizar a solicitação. Dessa forma, seu dinheiro será estornado de volta para sua conta e então você poderá pagar a pessoa de outra forma, como por transferência, em dinheiro, por cartão de crédito ou de débito.
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