A compra de um imóvel próprio é o sonho de muitos brasileiros. Por isso, muitos aspectos são levados em conta na hora da transação, especialmente os itens que valorizam o imóvel, seja este casa ou apartamento.
Se você está interessado em vender seu imóvel, precisa ficar atento a alguns pontos que valorizam o espaço, tais como:
Localização
A localização é um dos principais fatores levados em conta quando o assunto é a valorização de um imóvel. O bairro em que a casa ou o apartamento está situado precisa ser seguro, bem como contar com serviços essenciais nas proximidades, como escolas, mercados, comércios e outros.
Imóveis próximos a terminais e pontos de ônibus, metrôs e até mesmo shoppings costumam ser mais valorizados do que aqueles situados em regiões mais distantes.
Segurança
Além da boa localização, o imóvel precisa ser seguro para ser valorizado pelos possíveis compradores. É por este motivo que, a cada dia mais, as pessoas buscam por casas e apartamentos em condomínios que contam com câmeras de vigilância e portaria 24 horas.
Além de se preocupar com os equipamentos de segurança, o potencial cliente costuma pesquisar sobre os índices de criminalidade do bairro. Quanto menores as taxas, mais seguro o local e, portanto, mais valorizado é o imóvel.
Infraestrutura
A infraestrutura é outro fator determinante para a valorização de um imóvel. Conforme apontado no primeiro item, um imóvel bem localizado deve estar próximo de serviços essenciais, como lojas e mercados.
Todos esses fatores apontam para uma boa infraestrutura urbana, que também engloba a proximidade com os serviços de transporte público - como ônibus e metrô, por exemplo.
Áreas de lazer completas
Condomínios com áreas de lazer completas são mais valorizados do que aqueles que não contam com uma boa quantidade de espaços. Os ambientes mais requisitados pelos moradores costumam ser: piscina, salão de festas, quadra de esportes, entre outros.
Valor do condomínio
A área de lazer pode até ser completa, mas não tornará o imóvel totalmente valorizado se o valor do condomínio for absurdo e não couber no orçamento do possível comprador. Por isso,o ideal é que haja um equilíbrio entre a oferta de espaços e serviços e o valor cobrado por eles.
Garagem
Especialistas no mercado imobiliário apontam que a disponibilidade e o número de vagas de garagem são aspectos extremamente importantes para os compradores atualmente. Por isso, para que o imóvel seja valorizado, precisa contar com um espaço seguro para que os moradores acomodem seus veículos.
Número de suítes/quartos
O último fator importante para a valorização de imóveis é o número de quartos e/ou de suítes do imóvel. Esse aspecto, contudo, é bastante variável, já que depende do perfil e da necessidade de cada comprador.
Imóveis compostos por um ou dois dormitórios, por exemplo, são mais interessantes para casais ou pessoas que moram sozinhos. Em contrapartida, casas ou apartamentos com três quartos ou mais são visados por famílias maiores.
Acesse a Central de Ajuda da Arbo e tire todas as suas dúvidas sobre o mercado imobiliário. Confira, também, o Blog da Arbo, que está recheado de informações sobre as principais cidades do País. Visite o site da Arbo para conhecer os detalhes.