Existem inúmeras formas de se conseguir dinheiro para a compra de um imóvel. Enquanto alguns consumidores preferem economizar, outros veem nos empréstimos e nos consórcios uma opção mais viável. No caso do consórcio, o interessado na compra da casa ou do apartamento recebe uma carta de crédito imobiliário.
O que é a carta de crédito imobiliário?
A carta de crédito imobiliário consiste em um documento que indica as condições e a aprovação de crédito para a compra de um imóvel. A carta é exclusiva para negociações de compra ou de reforma de imóveis e, por isso, também pode ser usada para adquirir materiais de construção.
Como o próprio nome sugere, a carta de crédito imobiliário tem a finalidade de auxiliar o consumidor a comprar um imóvel. Contudo, ao contrário dos financiamentos imobiliários, que possuem linhas de crédito específicas para cada tipo de propriedade - casa, apartamento e sala comercial, por exemplo -, o consórcio permite que o cliente use o mesmo plano para diferentes empreendimentos.
Imóveis residenciais
O consórcio de imóveis é uma boa opção para quem deseja comprar imóveis residenciais, que podem ser novos ou usados. A carta de crédito imobiliário, nesse caso, permite que o consumidor compre casas e apartamentos de variados valores - ao contrário do que acontece nos financiamentos, que apresentam limitações para o valor de cada imóvel de acordo com a linha de crédito selecionada.
Imóveis comerciais
Os imóveis comerciais costumam ser uma excelente opção para investidores, já que costumam apresentar excelente valorização com o passar do tempo. O consórcio, mais uma vez, se apresenta como uma boa opção, já que o comprador, ao invés de pagar aluguel, pode assumir o valor das parcelas e, com isso, terá mais independência e condições financeiras de desenvolver seu negócio.
Terrenos
Consumidores que desejam construir uma casa do zero também podem utilizar o consórcio para comprar terrenos, por meio da carta de crédito imobiliário.
Entretanto, mesmo com a carta de crédito imobiliário em mãos, você deve ficar atento, já que, antes de finalizar a operação, o banco irá verificar outras informações.
Esse artigo te ajudou? Conte-nos sua opinião nos comentários. E não deixe de visitar a Central de Ajuda da Arbo para conferir mais respostas para questões semelhantes. Acesse, também, o Portal da Arbo, que reúne milhares de imóveis para venda e para locação.
Convidamos você a conhecer o Blog da Arbo, que traz informações e curiosidades sobre diversas cidades do Brasil.