O SAC (Sistema de Amortização Constante) é, como o próprio nome sugere, uma modalidade de amortização. O termo ‘amortização’ se refere à parte da parcela destinada para diminuir o valor financiado no início do processo, que recebe o nome de ‘principal’. O restante da parcela é destinado ao pagamento dos juros do mês, que são calculados de acordo com o valor do principal.
De maneira geral, os clientes que querem financiar imóveis buscam reduzir o valor do principal ao máximo possível. Isso porque, conforme o valor do principal diminui, diminuem também os juros, que têm um peso significante no preço das parcelas.
O SAC funciona da seguinte maneira: a modalidade reduz o saldo devedor do cliente a cada parcela paga, para que o preço fique menor e, com isso, para que os juros sejam reduzidos mês a mês.
Confira abaixo as principais características do SAC:
- Parcelas de valor decrescente, ou seja, que diminui com o passar dos meses;
- Amortização constante com valor fixo;
- O saldo devedor passa por uma redução mais acelerada quando em comparação com outras modalidades;
- Primeira prestação mais cara;
- Última prestação mais barata;
- O montante de juros tende a ser menor conforme o pagamento das parcelas.
Em resumo, o SAC apresenta parcelas iniciais com valores mais altos, já que apresenta um sistema mais agressivo de amortização quando em comparação com outras modalidades. Apesar do valor ser potencialmente mais alto no início do processo, o ‘sufoco’ não dura para sempre, já que o sistema de amortização reduz o preço das parcelas com o passar do tempo.
Esse artigo foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários e conheça nossa Central de Ajuda, que te auxilia a consultar débitos nas contas de água e luz, a emitir a segunda via de faturas e muito mais.
E se você quer conhecer um pouco sobre as cidades do Brasil, não deixe de conferir o Blog da Arbo, que traz diversas informações a respeito dos melhores lugares do País para morar ou visitar.