Mais perto da casa própria: tire as principais dúvidas sobre o financiamento de terreno
Todo mundo sonha ou já sonhou com a construção da casa própria. E uma das formas mais comuns de concretizar esse sonho é por meio do financiamento de terreno.
Em geral, apostar no financiamento de terreno e depois construir a casa costuma ser mais barato e vantajoso do que comprar um imóvel pronto. Mas, você sabe como é esse financiamento? Então continue lendo este artigo e veja tudo sobre o assunto!
Como funciona o financiamento de terreno?
O financiamento de terreno mais popular do país é por meio da Caixa Econômica. O banco, que é nacional, oferece algumas opções de financiamento, que variam conforme vários itens, como: renda, tempo de financiamento, investimento inicial (entrada), entre outros.
De modo geral, o banco entra como comprador do terreno e empresta a você o dinheiro. Esse valor total investido pelo banco, somado aos juros e outras taxas, se torna uma dívida com a Caixa e você tem vários anos para pagar as parcelas.
No site da Caixa, por meio do Simulador, você pode fazer uma simulação da compra, verificar o valor das parcelas, ver o tempo do financiamento de terreno, entre outras informações. Basta acessar o site e procurar a opção.
Quais as condições para fazer um financiamento de terreno?
Pela Caixa Econômica, as exigências básicas para financiamento de terreno são:
- Ter mais de 18 anos ou ser emancipado com 16 anos completos;
- Ser brasileiro ou, se estrangeiro, possuir visto permanente no País;
- Possuir capacidade civil e de pagamento do financiamento de terreno;
- O seu nome não pode estar em cadastros de devedores, como Serasa;
- A prestação não pode ser maior que 30% da sua renda familiar mensal bruta.
Além de atender essas condições, você precisa apresentar uma documentação básica para realizar o financiamento de terreno. Essa lista de documentos está disponível no site da Caixa e inclui, entre outros, o RG, CPF, comprovante de renda e a última declaração do Imposto de Renda e o respectivo recibo de entrega à Receita Federal.
Posso usar meu FGTS para o financiamento de terreno?
É possível sim usar o seu Fundo de Garantia para fazer o financiamento de terreno. Mas, existem condições específicas que você precisa seguir para usar o seu FGTS.
Isso porque a Caixa tem uma série de regras que certifica se você está apto ou não a realizar o financiamento de terreno com o FGTS. Por exemplo, pelo critério da Caixa, você não pode ser proprietário, cessionário, estar comprometido ou ter direito de compra de outro imóvel residencial urbano, concluído ou em construção em um dos locais abaixo:
- No município de domicílio, incluindo os limítrofes e integrantes da mesma região metropolitana;
- No município de exercício de ocupação principal, incluindo os limítrofes e integrantes da mesma região metropolitana;
- No município onde pretende trabalhar e/ou residir.
Além disso, o imóvel com financiamento de terreno deve ser utilizado para sua moradia.
Outras opções de financiamento de terreno
Há também outros bancos e empresas que oferecem financiamento de terreno. O ideal é que você realize uma pesquisa, comparando o preço final das propostas, para poder negociar e decidir qual é a melhor opção.
E aí, ficou com alguma dúvida? Se sim, não deixe de comentar abaixo! E não se esqueça de conferir os demais conteúdos da Central de Ajuda da Arbo, que podem te auxiliar em diversas questões do dia a dia.
Conheça, também, o Blog da Arbo, que traz informações sobre as principais cidades do País para morar e para visitar. E se você procura por imóveis para comprar ou para alugar, acesse o Portal da Arbo, que reúne casas e apartamentos em todo o Brasil.
Leia também:
Como funciona um contrato de financiamento?
Existe algum seguro obrigatório para financiamento?
Qual a diferença entre valor do imóvel. entrada, valor do financiamento e saldo devedor?