Saiba como emitir o boleto de segunda via do IPTU Porto Alegre e evite transtornos e multas por atrasos
Todo mundo sonha ou pelo menos deseja comprar uma casa própria, não é mesmo? Sair do aluguel e conquistar um importante bem material é motivo de muita alegria. Afinal de contas, é preciso trabalhar duro para isso! Mas, essa conquista traz também algumas responsabilidades: as prestações do financiamento e impostos, como o IPTU Porto Alegre.
Então, confira todas as informações sobre esse imposto e como pagar o boleto se você perdeu o prazo.
Como emitir a segunda via do IPTU Porto Alegre?
A cobrança do IPTU é realizada pelas prefeituras, por meio de carnês mensais que são enviados diretamente para as residências cadastradas.
Se por algum motivo você não encontrar o carnê ou perder a data de pagamento do IPTU Porto Alegre, é possível emitir uma segunda via pela internet.
Para isso, entre no site 156 web da prefeitura de PoA, busque pela opção “impostos e taxas” e uma nova página vai abrir. Nessa nova página, há algumas opções e você deve clicar em “Emissão de guia de pagamento - IPTU e taxas diversas”. Depois disso, digite o número da inscrição cadastral.
Pronto! Agora é só fazer o pagamento!
Como pagar o IPTU Porto Alegre?
Após tirar a segunda via do IPTU Porto Alegre, você deve imprimir o boleto e fazer o pagamento no banco ou em uma lotérica; ou então pagar pela internet, por meio do aplicativo do seu banco.
Viu só como é fácil e não tem segredos?
Sobre o IPTU Porto Alegre
O IPTU quer dizer Imposto Predial e Territorial Urbano e é pago anualmente por proprietários de imóveis ou inquilinos. Em geral, esse imposto é cobrado e chega em formato de carnê com parcelas mensais, sempre no começo do ano.
O IPTU Porto Alegre e de qualquer outra cidade do país é calculado a partir do valor venal do imóvel, que é o preço da propriedade estabelecido pelo Poder Público. Sobre ele, é realizada a aplicação de alíquotas, descontos e outras taxas municipais.
O IPTU Porto Alegre é reajustado todos os anos. Mas fique atento para cobranças indevidas, pois há um limite para esse aumento, que depende de cada cidade.
E aí, você encontrou todas as informações que precisava neste conteúdo? Então deixe sua opinião na caixa de comentários abaixo. E não se esqueça de conferir os demais artigos da Central de Ajuda da Arbo, que podem te auxiliar em diversas questões do dia a dia.
Não deixe de conferir também o Blog da Arbo, que traz informações e curiosidades sobre as principais cidades do Brasil para visitar e para morar. E se você procura por imóveis para comprar ou para alugar, não deixe de acessar o Portal da Arbo.
Leia também:
Quais são os serviços oferecidos pela Prefeitura de Porto Alegre?