A taxa Selic e a inflação andam juntas: se uma aumenta ou cai, a outra também! Saiba mais sobre o que é taxa Selic neste post
Provavelmente você já ouviu falar sobre a Taxa Selic, não é? Essa taxa surgiu com o intuito de tornar a negociação de títulos públicos mais segura e transparente. Mas você sabe exatamente o que ela é?
A Selic é uma taxa básica de juros da economia e, por esse motivo, tem grande importância não só para quem investe em renda fixa ou na bolsa de valores, por exemplo, mas também na economia de forma geral.
Mesmo que você não faça investimentos, é importante entender o que é taxa Selic pois ela impacta na rotina dos brasileiros de diversas formas, como em empréstimos ou financiamentos, e também no avanço ou na retração da economia.
O que é taxa Selic?
Antes de explicar melhor sobre o que é taxa Selic, entenda que o termo é uma abreviação para Sistema Especial de Liquidação e Custódia.
A taxa Selic é considerada a taxa básica de juros. Ela tem o poder de influenciar os juros de toda a economia do país, pois é usada em operações do governo federal e de bancos.
De maneira geral, para você entender o que é taxa Selic, saiba que este é um valor que indica quanto o governo paga de juros para as instituições financeiras, como bancos, que compram títulos públicos do Tesouro Nacional, por exemplo.
Em investimentos, ela é indexadora em vários títulos em renda fixa, ou seja, a rentabilidade destes depende dessa taxa!
O que é taxa Selic e como ela é definida?
Além dos impostos, para manter o funcionamento do país, o governo utiliza a captação de recursos por meio de crédito com a emissão de títulos públicos.
A taxa Selic é a taxa média de juros considerada no investimento mais tradicional dos títulos públicos: o Tesouro Selic. Dessa forma, o dinheiro emprestado por investidores para o governo através desse título tem rendimento de acordo com ela.
O que é taxa Selic e como como consultá-la
Você pode consultar a taxa Selic no site da Receita Federal. Lá você encontra uma tabela com a taxa Selic dos últimos anos. Você também pode acompanhá-la em plataformas de corretoras para investimentos.
O que achou deste post? Comente sua opinião na caixa de comentários abaixo! Confira outros artigos da Central de Ajuda da Arbo, que podem te auxiliar em diversas questões do dia a dia.
Conheça, também, o Blog da Arbo, que traz informações sobre as principais cidades do Brasil para visitar e para morar, como São Paulo, Curitiba, Balneário Camboriú e Campinas. E se você busca por imóveis para investir, comprar ou para alugar, não se esqueça de visitar o Portal da Arbo e ver as melhores opções nas principais cidades do país.
Leia também:
Agora é um bom momento para vender imóvel?