A nota da Gamificação é o resultado da avaliação a respeito da qualidade do anúncio de um imóvel nos portais de imóveis, influenciando diretamente em seu desempenho.
Uma boa nota indica que o imóvel possui as características certas, podendo ganhar mais relevância que os outros nas pesquisas realizadas em mecanismos de busca como o Google, Bing ou Yahoo e também em nosso próprio site imobiliário.
Com uma boa nota, o anúncio do imóvel certamente possui informações mais completas, as quais garantem uma boa experiência para o cliente que está procurando um imóvel para comprar ou alugar. Assim, quanto maior a nota, maior a probabilidade do anúncio ser visto pelos usuários e, consequentemente, fechar um negócio.
Os principais fatores que influenciam na nota de gamificação estão listados abaixo:
- Qualidade do título
Basicamente, o título é o que vai chamar a atenção de um cliente, assim, você deve seguir as orientações:
- Escolha um título chamativo com a(s) melhor(es) característica(s) do imóvel para que haja um diferencial competitivo, como por exemplo:
- Oportunidade: Apartamento de 2 quartos à venda em Itápolis
- Ótima localização: Casa para alugar com 3 quartos em Araraquara
- Sala comercial completa em ponto concorrido no centro de Londrina
- Duplex com ar condicionado em todos os cômodos à venda em São Paulo
Basicamente, lembre-se de informar no título: uma característica do imóvel, o tipo (casa, apartamento, loja) e a localização.
- Detalhamento da descrição
Informações completas atraem mais! O detalhamento da descrição faz com que haja mais confiança por parte de um cliente quando for declarar interesse em um imóvel. Ao mesmo tempo, não seja redundante e não utilize muitos adjetivos, a objetividade é essencial. Você pode especificar em sua descrição:
- Endereço do imóvel;
- O que há no entorno do imóvel: parques, praças, comércio, entre outros;
- Avenidas próximas;
- Tempo até os pontos de referência mais próximos;
- Diferenciais do imóvel
Além disso, vale destacar que você não deve usar abreviações de palavras e pode direcionar a linguagem de sua descrição para o público que mais tem chance de fechar negócio com seu imóvel. Um exemplo fictício de uma boa descrição seria:
Apartamento duplex na Rua Coronel Gomes, 1640, no bairro Vila das Palmeiras, 600 m² de área útil. 4 dormitórios, sendo 2 suítes com vista para o Parque Agulha Verde.
A cobertura é composta por sala principal com piso em mármore, sala de jantar e cozinha bem equipada com armários. No andar superior, área gourmet, piscina privativa, churrasqueira e forno de pizza.
Todos os quartos possuem ar-condicionado. O imóvel tem 2 vagas de garagem, segurança 24 horas e lazer completo.
Próximo à Escola X, Shopping Y, com saída para as Marginais e acesso rápido aos bairros A, B, C. Situado à 5 min do Estádio José Pereira e ao lado do Parque Agulha Verde. Bairro tranquilo e residencial.
- Valores corretos e atualizados
Não se esqueça de garantir que os valores do imóvel estejam atualizados e corretos. Além de ser algo essencial, também pode garantir que o cliente tenha uma boa experiência após o fechamento do negócio, não se deparando com nenhuma taxa ou valor extra. Atente-se ao:
- Valor de venda e/ou locação
- Valor do IPTU
- Valor do condomínio
- Quantidade e qualidade das fotografias
Uma foto vale mais que mil palavras. Investir em fotos boas também é fundamental para que um cliente se atraia por seu imóvel. Ele poderá ter a evidência de que sua descrição condiz com a realidade, além de também poder se encantar com o imóvel visualmente. Por isso, veja as melhores práticas para ter boas fotografias do imóvel:
- Quantidade suficiente de fotografias para que mostre todos os pontos importantes do imóvel que será anunciado;
- No caso de um imóvel construído, mostre todos os cômodos, por mais de um ângulo de preferência. Quanto mais fotos forem colocadas com detalhes, mais chances o anúncio terá de chamar a atenção dos interessados;
- No caso de loteamentos e condomínios, por exemplo, a fotografia de vários ângulos é importante para revelar o potencial do lote, seu entorno, estética e conservação. Há muros ou cercas em volta? O que tem de melhor a respeito do terreno? Lembre-se de que a fotografia é essencial para mostrar essas características;
- Lembre-se de colocar as fotos em uma ordem que pareça que está entrando pela porta da frente e andando pela casa. Isso gera conexão com o usuário que está vendo o anúncio;
- Fotos na horizontal são melhores que aquelas tiradas na vertical;
- Você também pode inserir um vídeo do imóvel, desde que o mesmo seja gravado com qualidade.
- Características do imóvel
Explore detalhadamente as características do imóvel, pois é através delas que um cliente pode ter certeza de que aquele imóvel é ideal para suas necessidades. Assim, descreva:
- Número de quartos;
- Número de banheiros;
- Área útil;
- Tipo do imóvel;
- Detalhes que podem fazer a diferença: piscina, churrasqueira, etc.
Por fim, revise os erros de português para que a mensagem seja compreendida de forma eficiente pelo cliente. Dessa forma, se você é proprietário de um imóvel, é extremamente importante que se empenhe em garantir uma ótima nota da Gamificação através de todos os pontos descritos. Caso já tenha um imóvel anunciado, você pode editá-lo entrando em contato com o corretor captador do seu imóvel.
Se ainda tiver dúvidas, veja como funciona a gamificação neste artigo.