O que é um XML?
XML é a maneira mais prática e rápida de passar informações entre dois bancos de dados em grande volume de informações, podendo ser encontrado em dois formatos diferentes: link ou arquivo estático. O formato mais comum é o XML em link para passar informações de imóveis entre portais e outras ferramentas.
No caso da Arbo, usamos os arquivos para transmitir todas as informações dos imóveis que estão dentro da sua carteira diretamente para os portais.
O XML pode ser em link como o abaixo de exemplo:
http://xmldeexemplo/e649483123ab-11584kuyui1g7ubc-0abbce8d2576.xml
(Não tem um padrão de link. Cada plataforma utiliza um modelo baseado no formato que o portal utiliza)
Esse tipo de formato em link permite sincronização. Ou seja, quando alguma informação é alterada na plataforma de origem, também é atualizada no link.
Por padrão, costumam vir apenas os imóveis ativos na plataforma que foram gerados e também não costumam ter proprietário nem angariador.
Exemplo:
Você inativou um imóvel na plataforma de origem, no outro dia, pela madrugada, ele sincroniza e o sistema de origem reconhece que o imóvel não está mais ativo. Assim, ele retira o imóvel da XML. Então, quando for feita a leitura do link, ele já não estará lá e será inativado em nossa base.
Arquivo XML
O arquivo xml é como se fosse uma foto do seu banco de dados. Ele não permite a sincronização diária, pois é um arquivo estático, não recebendo atualizações. Esse tipo de formato é mais utilizado ao pedir backup para as plataformas e não funciona para comunicações entre plataformas, conforme o exemplo do link.
Exemplos:
Caso tenha um arquivo XML de um mês atrás e nesse período fizer alterações no sistema que gerou esse arquivo, essas mudanças não refletirão no arquivo criado . Então, se for encaminhado esse arquivo para subir, ele terá os dados de quando foi feito e não as últimas modificações feitas, ou seja, estará desatualizado. Sendo necessário a solicitação de um novo arquivo junto a plataforma de origem ou um link XML para sincronizar.
Recomendação
O link deve ser preferencialmente utilizado quando o usuário deseja usar dois sistemas sincronizados, mas também pode ser usado para importação única.
Mas e o backup, o que é?
O backup é como se fosse a última “foto” dos dados do seu sistema, assim como o arquivo citado acima. Porém, eles tem uma diferença nas informações que tem dentro de cada um.
Por exemplo, o arquivo XML costuma ter apenas as informações dos imóveis ativos. Já o backup completo tem desde o histórico de todos os leads, o quadro de chaves, os imóveis inativos e ativos, os angariadores e os proprietários (lembrando que cada plataforma tem seu tipo de backup, podendo variar as informações contidas nela).
Eles costumam ter outros formatos também como:
- .xlsx
- .SQL
- .Csv
Esses são os formatos mais comuns que recebemos de backup e, provavelmente, será o que você irá receber.
Recomendação
O backup é aconselhável utilizar quando está fazendo a troca do sistema, lembrando que quando encaminhar o arquivo, o recomendado é não atualizar o sistema de origem pois não será refletido no backup, logo não terá essa informação quando subirmos a carga.
Como solicitar um backup ou XML?
Cada plataforma tem uma forma de solicitar, o recomendado é entrar em contato com o suporte que você utiliza.
Qualquer dúvida, sugestão ou problema, é só entrar em contato com o time de suporte por WhatsApp clicando aqui, ou adicionando nosso número em seus contatos: